Esperança e Luta é o que temos a oferecer!

Blog do vereador Miguel Leopoldo Teixeira Bastos, do PT. Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil.
Esperança e Luta é o que temos a oferecer!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Artigo Semanal do Deputado Praciano

MÃOS À OBRA

Em 2005, quando era vereador de Manaus, apresentei um Projeto de Lei que estabelecia diretrizes para o Sistema de Transporte Coletivo da cidade. O Projeto de Lei foi aprovado e, em março de 2006, se transformou na Lei nº 949/2006, em vigor até hoje e conhecida como “Lei do Passa Fácil” ou “Lei da Bilhetagem”.
Essa Lei trata, entre outras coisas: do controle e acompanhamento de toda a frota de ônibus de Manaus; da responsabilidade da Prefeitura pelas informações do Banco de Dados do Sistema para efeito, principalmente, de cálculo da tarifa; da eliminação das filas de estudantes e dos direitos dos usuários da terceira idade e dos portadores de necessidades especiais.
Um dos objetivos da Lei era a diminuição do sofrimento dos estudantes e demais usuários de ônibus, pois acabava com as enormes filas para compra de passes e permitia o pagamento das meias passagens em dinheiro ou em cartão. Além disso, de acordo com a Lei, a compra de créditos (cargas dos cartões) poderia ser feita nas escolas e faculdades, rede bancária, correios e outros pontos de comércio. Infelizmente, o direito opcional de pagamento da meia passagem em dinheiro foi retirado, um verdadeiro retrocesso que só perturba a vida do estudante.
A Prefeitura informa que vai apresentar um Projeto de Lei alterando a Lei 949/2006, para que o controle do novo sistema a ser implantado, batizado de “Sistema Integrado de Gestão Inteligente-SIGIT” passe a ser da própria Prefeitura. Lamento que só agora a administração municipal descubra a necessidade de retirar dos empresários o controle do sistema, como se isso não estivesse previsto em lei há vários anos. O Sistema proposto pela Prefeitura pode até ser inteligente e necessário, mas não é inovador, pois tudo isso, repito, já está determinado em lei há quase seis anos. Contudo, torço pela sua implementação. Mãos à obra.
                                                                                            (Publicado em 29  de  março /2011, no Jornal Dez Minutos por Francisco Praciano)

domingo, 3 de abril de 2011

Ministra Visita Presidente Figueiredo

A Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti, esteve no distrito de Balbina neste sábado, 02 de abril de2011, e participou do encerramento de um curso de reprodução de peixes oferecido pela secretaria de estado da pesca, da inauguração do centro de reprodução e tecnologia do pescado, da inauguração de um centro de treinamento e visitou o CPPQA (Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos) e a Usina Hidrelétrica de Balbina.
A Ministra disse que o Governo Federal pretende transformar o Estado do Amazonas no maior produtor de peixes do País. Nesta perspectiva o lago de Balbina tem um potencial, podendo produzir em torno de 150 mil toneladas por mês. A determinação da Presidenta Dilma Rouseff é beneficiar principalmente os pequenos, proporcionando mais oportunidades de renda e desenvolvimento. A Ministra lembrou que a Hidrelétrica tem um grande passivo social com as populações locais atingidas que deve ser assumido e compensado. O apoio a atividade pesqueira pode ser uma alternativa para resgatar parte desta dívida. “A hidrelétrica de Balbina produz a quantidade de energia de uma pequena central termoelétrica. O seu potencial verdadeiro é a produção de peixes, mas a energia é necessária”, afirmou a Ministra.
O Vereador Miguel Leopoldo entregou para a Ministra um requerimento aprovado na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo que solicita do Ministério da Pesca e Aquicultura mais investimentos para o desenvolvimento de tecnologias de reprodução de peixes e assistência técnica pelo  Centro inaugurado.